- Flavia Vivacqua
Na visão sistêmica, qual a diferença entre Constelação Familiar e Constelação Organizacional?

Há três eixos sobre os quais podemos observar essas diferenças: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio.
Sobre o Pertencimento, uma pessoa pertence a uma família desde o momento de seu nascimento até depois de sua morte. Já uma organização é uma escolha e é temporal. Dessa forma, há um grande um grande número de formas de pertencimento e de vínculos que se dão nas organizações, mostrando sua complexidade, e que não acontecem no sistema familiar.
Enquanto a Ordem primordial de uma família é o tempo, quem veio antes e quem veio depois, nas organizações o sistema se mostra mais complexo, quando olhamos. por exemplo, para a hierarquia a partir do "tempo na organização" ou a partir da experiência em relação à especialização e à qualificação profissional.
Quanto ao Equilíbrio, as organizações são fundadas e orientadas para sua função social e tarefas, enquanto a família para a auto conservação e sobrevivência da espécie. Assim, os valores, a identidade, as relações, os processos e a estrutura que determina a cultura de cada um dos sistemas são completamente diferentes, quando se trata de uma organização ou uma família.
Por isso, o profissional que atuará nas organizações deve ter muito cuidado quando propõe uma transferência dos conhecimentos técnicos e das dinâmicas sistêmicas do campo das Constelações Familiares para o campo das Constelações Organizacionais.
#accoescomsignificado#constelaçãosistêmicafamiliar#constelacaosistem#constelaçãosistêmicafamiliar#dragondreaming#regeneração#praticascolaborativas#praticasintegrativasecomplementares#terapiafamiliar#designregenerativo#constelaçõessistêmicas#constelador
Ver menos