Buscar
  • Flavia Vivacqua

LIDERANÇA NA VISÃO SISTÊMICA

A visão sistêmica organizacional vai olhar para a organização como um sistema onde todos tem seu lugar e direito ao reconhecimento. O lugar adequado e de direito, nem mais nem menos. Esse é o princípio de Pertencimento dentro da organização.

Dessa forma, reconhecer os papeis de uma organização, em uma determinada ordenação é muito importante.  Pois é essa ecologia, a dinâmica relacional entre esses papeis, que sustenta a existência da organização e faz com que ela seja o que é.

Nessa ordenação, há uma ordem de prioridades sobre a qual a organização e sua função é constituída. Aquela estrutura, que permite que a organização passe a ser um instituído sistêmico em si.

Dessa forma, a pessoa fundadora ou conselho com responsabilidades proprietárias em uma organização ocupa o primeiro lugar na importância para seu funcionamento. Trata-se da referência institucional, a origem, a partir da qual outras pessoas poderão exercer suas funções.

Então, para que uma organização seja saudável, essa origem e a ordem que a sucedeu precisa ser reconhecida e respeitada. Todos estão ali a serviço da função organizacional, da instituída Organização.

Vale lembrar que a autoridade é aceita quando ela está a serviço da organização, em prol da coletividade organizacional; e será sistemicamente rejeitada quando alguém usar o poder fora da função coletiva.

O princípio da Ordem na organização vale para modelos com maior grau de hierarquização ou menor grau de hierarquização e a liderança é sobre tudo uma questão de ordem.

Há três princípios da Liderança (Stam, 2004):

A liderança esta, reconhece, honra e valoriza a origem organizacional e aqueles que fundam e constroem a estrutura referencial. Normalmente são aquelas pessoas que necessitam tomar as decisões mais arriscadas. A liderança, tem clareza e gera transparência em relação a hierarquia sistêmica gerada pela ordem estrutural.

A liderança esta, reconhece, honra e valoriza a priorização dos Papéis e Funções exercidos pelo grupo de profissionais, essa é a hierarquia sistêmica pela ordem de especialidades técnicas e saberes.

A liderança esta, reconhece, honra e valoriza a precedência. Aquele que está mais tempo na organização tem mais prioridade do que outro que chegou depois, essa é a hierarquia sistêmica pela ordem do tempo.

Também, sistemicamente essas lideranças podem atuar no que consideramos “primeira posição” ou “última posição”. Como primeira posição o líder corre os riscos da decisão, coloca com clareza e transparência sua decisão, faz para o bem de todos e conta com todos para colocar em prática o que foi decidido. Esse perfil de liderança é a própria ponta de lança e provavelmente iniciadores. Como “última posição”, o líder reconhece, honra e valoriza os que vieram antes e os que estão ao lado, houve a todos e então, toma sua decisão e risco.

Mesmo que o que escrevo pareça óbvio, na prática não o é, pois falar de organização é falar de sistema complexo. Na semana que vem escreverei mais sobre liderança, com foco em organizações que buscam ser autogestionadas e distribuídas.

*Stam, Jan Jacob. 2004. A alma do Negócio.

#liderançasistemica #culturaorganizacional #visãosistemica #princípiosistemicos #designcultural #liderançaorganizacional

12 visualizações

 

contatoflaviavivacqua@gmail.com | whatsapp/telegram 011 966191000

Casa da Backer - Rua Backer, 473, Casa1, Cambuci - São Paulo/SP.

©2019 por FV