Buscar
  • Flavia Vivacqua

Há necessidade de um intervalo específico entre uma constelação e outra?


Cada constelação pode reverberar no sistema por até dois anos. Minha experiência diz que quanto mais profunda a questão constelada, mais tempo vai levar para que todo o ciclo de sua reorganização sistêmica se estabeleça.


Também há casos em que a constelação é uma tomada de decisão importante ou uma investigação de cenários, por exemplo, Essas costumam ter desfechos mais rápidos.


Não há uma fórmula, mas eu recomendo o mínimo de três meses entre uma constelação e outra para você saber exatamente em que onda está surfando.


Para ajudar nessa decisão, gosto de usar a metáfora da pedra no lago para responder essa pergunta. Cada pedra tem uma dimensão de onda e seu próprio tempo para chegar ao fundo. Se você jogar uma sequência de pedras, uma seguida da outra em intervalos bem próximos, pode ser que você não consiga distinguir os movimentos essenciais e a intensidade e importância do que está predominando no movimento provocado por cada uma. É importante dar intervalos para identificar o movimento essencial que precisa ser feito e em que momento para cada questão constelada.


Vale, portanto, fazer constelações com bom senso e deixar que tenham tempo para reverberar na sua vida.


#constelaçãosistêmicafamiliar #constelaçãosistêmicafamiliar#dragondreaming#regeneração#praticascolaborativas#terapiafamiliar#designregenerativo#constelaçõessistêmicas

Ver menos

17 visualizações0 comentário

 

contatoflaviavivacqua@gmail.com | whatsapp/telegram 011 966191000

Casa da Backer - Rua Backer, 473, Casa1, Cambuci - São Paulo/SP.

©2019 por FV