Buscar
  • Flavia Vivacqua

Constelações Sistêmicas e Dragon Dreaming?


Essa é uma boa pergunta. Conheci Dragon Dreaming e as Constelações Sistêmicas no mesmo ano de 2009 e, desde então, venho me dedicando intensamente à teoria e à prática do que envolvem esses métodos e suas inovações. Responder essa pergunta exige um conhecimento profundo dessas duas abordagens potentes e independentes entre si. Porém, na minha visão, bastante complementares no contexto do trabalho de projetos com equipes e organizações.

Resumidamente, Dragon Dreaming é uma metodologia focada em Design de Projetos Colaborativos que oferece um conjunto de ferramentas de co-criação e apoio à autogestão. Já a Constelação Sistêmica é um processo terapêutico integrativo pessoal ou organizacional para liberar padrões limitantes e recorrentes.

As ferramentas mais avançadas de Dragon Dreaming, são sistêmicas e úteis para diagnósticos e mapeamentos relacionais. Entretanto, as Constelações, que estão plenamente fundamentadas na abordagem Fenomenológica Sistêmica, além de diagnósticos assertivos, permite realizar intervenções para harmonizar o sistema trabalhado.

Um outro ponto que podemos comparar entre as duas abordagens, é que o Dragon Dreaming faz uso de práticas objetiva para chegar na subjetividade da inteligência coletiva. Já as Constelações Sistêmicas trabalham com um nível mais complexo que é a Inteligência Sistêmica e na perspectiva inversa, ou seja, da subjetividade para a objetividade. Por isso, sendo objetivo e subjetivo partes integrantes do mesmo elemento observado\trabalhado, esses métodos complementam-se incrivelmente bem no trabalho de grupos e equipes.

Espero ter conseguido explicar a forma como encaro essas duas abordagens no meu trabalho, sempre procurando fazer uso do mais adequado a cada grupo ou organização.

#accoescomsignificado #constelaçãosistêmicafamiliar #constelaçãosistêmicafamiliar #regeneração #praticascolaborativas #praticasintegrativasecomplementares #designregenerativo #constelaçõessistêmicas #constelador

#dragondreaming

0 visualização0 comentário

 

contatoflaviavivacqua@gmail.com | whatsapp/telegram 011 966191000

Casa da Backer - Rua Backer, 473, Casa1, Cambuci - São Paulo/SP.

©2019 por FV