Buscar
  • Flavia Vivacqua

Como ficam as questões de liderança e hierarquia nas constelações organizacionais?



A visão sistêmica organizacional olha para a organização como um sistema onde todos tem seu lugar e direito ao reconhecimento. O lugar adequado e de direito, nem mais nem menos. Esse é o princípio de Pertencimento dentro da organização. Dessa forma, reconhecer os papéis de uma organização em uma determinada ordenação é muito importante, pois é essa ecologia, a dinâmica relacional entre esses papéis, que sustenta a existência da organização e faz com que ela seja o que é.


Nessa ordenação, há uma ordem de prioridades sobre a qual a organização e sua função é constituída. Trata-se daquela estrutura que permite que a organização passe a ser um instituído sistêmico em si. Assim, a pessoa fundadora ou conselho com responsabilidades proprietárias em uma organização ocupa o primeiro lugar na importância para seu funcionamento. É a referência institucional, a origem, a partir da qual outras pessoas poderão exercer suas funções.


Para que uma organização seja saudável, essa origem e a ordem que a sucedeu precisam ser reconhecidas e respeitadas. Todos estão ali a serviço da função organizacional da instituída Organização.


Vale lembrar que a autoridade é aceita quando ela está a serviço da organização, em prol da coletividade organizacional; e será sistematicamente rejeitada quando alguém usar o poder fora da função coletiva. O princípio da Ordem na organização vale para modelos com maior ou menor grau de hierarquização e a liderança é sobretudo uma questão de ordem.


#accoescomsignificado#constelaçãosistêmicafamiliar#constelacaosistem#constelaçãosistêmicafamiliar#dragondreaming#regeneração#praticascolaborativas#praticasintegrativasecomplementares#terapiafamiliar#designregenerativo#constelaçõessistêmicas#constelador

Ver menos

0 visualização

 

contatoflaviavivacqua@gmail.com | whatsapp/telegram 011 966191000

Casa da Backer - Rua Backer, 473, Casa1, Cambuci - São Paulo/SP.

©2019 por FV